Meditando na Palavra




O olhar de Deus

Ninguém pode se esconder num lugar onde eu não possa ver. Então vocês não sabem que estou em toda parte, no céu e na terra? (Jeremias 23:24 NTLH)

Então Jesus disse a eles: — ... mas Deus conhece o coração de vocês. (Lucas 16:15)

Que mistério este olhar do Deus vivo. Nada escapa do seu olhar, este olhar que penetra e entra nos lugares mais escusos, na imensidade do universo como nas partes mais escondidas e secretas do nosso espirito. Ele encherga os nossos jogos de fisionomias, nossas atitudes, ele vê dentro dos nossos corações. Ele distingui a expressão da intenção, a máscara do real. Ele discerne as nossas motivações, as mais escondidas, nos pensamentos, os mais íntimos. "Qual é a nossa reação a este olhar de Deus?" Nós podemos tentar de fugir, de não pensar sobre este olhar ou viver de maneira que ele não existisse, até mesmo negar esta existência.

Mas ao contrário, se nós conhecemos seu amor redentor, nós podemos encontrar este olhar de Deus. Isto quer dizer, procurar viver uma vida de maneira que agrade a Deus, estando atento ao que Ele nos diz na sua palavra. Sabemos com certeza, que o seu olhar para conosco é de bondade.
Alegrias, frustrações, inquietudes, desejos, podemos tudo lhe confiar. Mas escutemos também a nossa consciência. Se ela nos reprova de tal palavra ou ato, contemos a Deus.

Deus vê o mal e o julga, mas " se confessamos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar" (I Jo 1:9). O olhar de Deus não nos desnuda para os outros, este é um olhar protetor que nos previne do perigo, "para mostrar ao homem, que por meio de  Deus esta o caminho certo." (Jó 33:23). Ser observado por Deus, não é ser julgado por Ele, mas ao contrário, amado e protegido. E ainda aprendemos a conhecê-lo, e desejaremos viver mais e mais sob o seu olhar, pela fé.

Obs: Retirado do francês "Boa Semente"

Nenhum comentário: